Pilates ajuda pessoas com enfisema pulmonar

pilates-cirurgia1-1024x682

Tudo se baseia em um único princípio: a respiração. O enfisema pulmonar é uma doença degenerativa que interfere na respiração normal, dificultando as trocas gasosas. Normalmente, é resultado de anos de agressão aos pulmões causados pelas toxinas presentes no ar e no cigarro. Isso faz com que os pulmões percam a elasticidade e se esforcem muito mais para puxar e soltar o ar.

De acordo com a instrutora de Pilates Marília Zara Chiarelli, a atividade física é muito importante para os pacientes com problemas respiratórios. “Os exercícios melhoram a função cardiovascular, o sistema ventilatório, aumentam a resistência e a força muscular, principalmente as atividades aeróbias”, cita Marília.

Mesmo não sendo uma atividade aeróbia, o Pilates ajuda na melhora diária desses pacientes. Isso porque incentiva uma boa respiração. Os movimentos de inspirar e expirar são feitos utilizando a ativação dos músculos profundos do abdome, estabilizadores da coluna. “Os exercícios de respiração influenciam diretamente no auxílio aos alunos com enfisema, pois minimizam os sintomas de falta de ar e podem até recuperar a respiração normal”, afirma a professora.

No Pilates, a respiração é lenta e profunda, inspirando pelo nariz e soltando forte o ar pela boca, com bastante consciência. Na inspiração, as costelas se abrem, e na expiração, o abdome se contrai para dentro. O objetivo é utilizar os músculos para ampliar a caixa torácica e expandir os pulmões. Isso vai estabilizar e facilitar a respiração de pessoas com problemas pulmonares.

Durante a aula, o professor deve conscientizar o aluno que um bom padrão de respiração é primordial para os exercícios, melhorando o rendimento e aumentando a resistência, além de diminuir a ansiedade. “Algumas sugestões de exercícios para consciência da respiração são os que utilizam o Arc Barrel e a Flexband, além da respiração deitado em decúbito dorsal, para entender para onde a respiração tem que ser direcionada”, explica Marília.

 

Fonte: Revista Pilates

Copyright © 2017 Espaço Amélia Reis - São Luís MA. Todos os Direitos Reservados.Produzido por ON SERVICES