O que o Pilates faz com o meu corpo?

foto pilates

Essa é uma das questões mais comuns que encontramos entre as pessoas que começam (ou querem começar) a fazer Pilates. Apesar dos benefícios serem muitos, e alguns deles não serem tão fáceis de serem mensurados.

Quando Joseph Pilates criou o método ele muito provavelmente não falava nada a respeito de “barriga chapada” ou sobre emagrecimento, mas sim sobre saúde, vitalidade e melhora postural.

  • Melhora o bem estar: Uma das primeiras coisas que aprendemos ao praticar o Pilates é a respiração, já que a respiração é parte fundamental da realização de todos os exercícios do Pilates. Ao aprender respirar corretamente você irá melhora o sistema circulatório, o que oxigenará melhor os tecidos e trará bem estar às células do organismo. Isso resulta em uma maior capacidade de relaxamento, melhora do estresse e melhor controle da pressão arterial.
  • Melhora a postura: Muitos exercícios do Pilates visam o desenvolvimento saudável da sua coluna. Existem inúmeros exercícios que trabalham a mobilidade da coluna e fortalecimento dos músculos posturais. Isso com o tempo resultam em um melhor alinhamento vertebral o que, em outras palavras, significa melhor postura. Com melhor postura temos menos dores na coluna.
  • Equilibra a musculatura: O Pilates desenvolve os músculos de uma maneira mais funcional, trabalhando muitas vezes vários músculos de maneira coordenada, gerando um corpo mais forte e melhor execução de movimento no meu esporte.
  • Melhora o Alongamento: A prática de Pilates melhora a flexibilidade dos praticantes o que diminui dores e tensões desnecessárias. Deixando o corpo mais ágil e funcional. Para alguns, isso significa melhores movimentos para outros pode ser apenas recuperar a habilidade de calçar sapatos e enxugar as costas.
  • Barriga Chapada: Uma barriga chapada é uma das consequências do treinamento de Pilates. Em quase todos os exercícios do Pilates utilizamos contração dos músculos abdominais (especialmente os músculos oblíquos e transversos abdominais), de maneira a manter uma postura correta. Isso no contexto do treinamento permite que, os músculos se desenvolvam naturalmente e resultem numa barriga mais chapada e harmoniosa.
  • Pilates acalma e energiza: Treinar Pilates ajuda a acalmar e aliviar o estresse, pois para realizar corretamente os exercícios é preciso se desconectar dos pensamentos e concentrar-se apenas no movimento e na respiração. Isso ao final da aula faz com que eu me sinta mais calmo e disposto.
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